Saída Temporária: Apenas um dos detentos não retorna ao Presídio Regional de Caçador

Escrito por em janeiro 11, 2022

 

 

O Presídio Regional de Caçador teve 38 detentos beneficiados com saída temporária de sete dias no final do ano. O prazo para que todos retornassem encerrou no sábado, 8. Dos beneficiados, apenas um não retornou à unidade.

Já no Estado, um total de 1.993 presos receberam a autorização da Justiça para saída temporária para festas de fim de ano em Santa Catarina, porém 67 deles não retornaram, ou seja 3,36% de evasão. A informação é da SAP (Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa e o Departamento de Administração Prisional).

 

As saídas começaram no dia 17 de dezembro e os detentos deveriam retornar no dia 31 de dezembro. Até a última quinta-feira (6), sete dos presos foragidos foram recapturados pela Polícia Militar.

 

As saídas temporárias em 2021 tiveram 250 autorizações a mais em comparação com a de 2020, um aumento de 14,6%. Santa Catarina tem 33 unidades prisionais.

 

O índice deste ano de evasão foi menor se comparar com o final de 2020 quando foram liberados para saída temporária 1.738 presos, sendo que 76 não retornaram após sete dias, conforme previsto em lei, perfazendo um total de 4,3% de evasão.

 

Para o secretário de Administração Prisional, Leandro Lima, o número de evasão foi baixo, mas não satisfatório. “Nós não entendemos que este seja um índice satisfatório, é um índice baixo. Entretanto o índice satisfatório para nós seria zero de evasão”, avaliou.

 

Por coincidência o percentual de evasão registrado em 2021 é o mesmo do final de 2019. Naquele ano o benefício foi concedido a 2.588 internos que deixaram o sistema prisional com autorização judicial, deste total, até o dia 07 de janeiro de 2020, 135 não retornaram às unidades. Uma evasão de 3,36%.

 

 

FONTE: NOTÍCIA HOJE

 


Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST