--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

MPSC lança campanha “Não clica que é golpe” para combater fraudes digitais

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou a campanha “Não clica que é golpe” para conscientizar os consumidores sobre as diversas fraudes que circulam na internet. Com o objetivo de proteger os cidadãos, especialmente no contexto do crescente uso do meio digital para compras e outras transações, a campanha foca em práticas como a venda de remédios com promessas de cura milagrosa, rifas e sorteios fraudulentos, e cursos que prometem enriquecimento rápido.

Leonardo Cazonatti Marcinko, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do MPSC, explica que a campanha, em alusão ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor, celebrado em 11 de setembro, abordará crimes cibernéticos que, apesar de já serem conhecidos, continuam a fazer vítimas devido à engenhosidade dos golpistas.

Marcinko enfatiza a importância de desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade, como produtos com preços muito abaixo do mercado ou promessas de resultados extraordinários. Ele destaca que a conscientização sobre essas práticas é essencial para evitar cair em armadilhas digitais.

A campanha será desenvolvida em quatro fases, abordando diferentes tipos de golpes entre setembro e dezembro. Em setembro, o foco será em rifas e sorteios online fraudulentos; em outubro, será a vez da venda de medicamentos sem comprovação científica; novembro abordará os anúncios falsos, e dezembro destacará a venda de cursos duvidosos que prometem resolver problemas financeiros.

Compartilhe