A morte de um homem de 28 anos está sendo investigada em Canoinhas, cidade do Norte de Santa Catarina que foi atingida por enchentes devido às fortes chuvas. Há suspeita de leptospirose, uma doença que pode ser contraída por meio do contato com água contaminada, como a encontrada em alagamentos.
O resultado do exame realizado no homem está previsto para ser divulgado nesta semana. O óbito ocorreu na quinta-feira (19). Além da suspeita de leptospirose, há também a suspeita de hantavirose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que está investigando o caso, o homem apresentava sintomas relacionados a essa doença.
Ambas as doenças estão associadas ao contato com a urina e outras secreções de roedores, que costumam estar presentes na água de enchentes. A bactéria causadora da leptospirose entra no corpo por meio de ferimentos ou pela pele, em contato com a água contaminada.
Dessa forma, o risco de contrair essas doenças é maior em cidades que enfrentam alagamentos, como é o caso de Canoinhas.
Os sintomas iniciais da leptospirose e da hantavirose podem se assemelhar a uma forte gripe, incluindo febre alta, dores de cabeça e dores pelo corpo. Nos casos mais graves, podem ocorrer sintomas como pele amarelada, sangramentos e dificuldade respiratória.
As autoridades de saúde, incluindo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), orientam que a população de cidades afetadas por alagamentos evite o contato com a água, utilizando luvas, botas e roupas impermeáveis. Quando esses equipamentos de proteção não estiverem disponíveis, a utilização de sacos plásticos pode ser uma alternativa para minimizar os riscos de contaminação. A prevenção e cuidados adequados são fundamentais para a segurança da população nessas situações de risco.