Mais de 22 mil unidades estão sem energia em Santa Catarina

Escrito por em maio 18, 2022

 

 

Desde a atualização das 10h18, 22.431 unidades consumidoras da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) estão sem energia nesta quarta-feira (18), sendo 19.244 por acidentes devido às condições climáticas. No início da manhã, o número de locais sem energia chegou a 29.203.

 

A área de concessão de Criciúma é a mais afetada pelas interrupções, em que há 5.584 unidades sem energia elétrica, sendo 5.261 causadas por acidentes.

 

Já a área de concessão de Tubarão é a segunda mais afetada pela falta de energia elétrica. São 3.837 unidades interrompidas em decorrência do tempo. O município de Garopaba ficou com mais de 50% das unidades consumidoras sem energia, em que das 17,2 mil unidades, 13,5 foram interrompidas. Segundo nota divulgada pela Celesc, “um cabo da rede que alimenta a Subestação de Garopaba se partiu após ser atingido por uma placa na manhã desta quarta”.

 

Em nota, a Celesc informou que está com equipes de prontidão para consertar problemas na rede elétrica que podem ser causados pelos fortes ventos em todo o estado.

 

Confira a nota da Celesc na íntegra:

 

“A Celesc informa que está atuando com equipes de prontidão diante da previsão de fortes ventos em Santa Catarina, visando possíveis impactos na rede elétrica. Até por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (18), foram registradas interrupções pontuais, sem ocorrências de grande impacto.

 

Na região da Unidade de Tubarão, um cabo da rede que alimenta a Subestação de Garopaba se partiu após ser atingido por uma placa na manhã desta quarta. Aproximadamente 13 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. Foram feitas manobras no sistema para diminuir o impacto, e por volta das 10h restavam aproximadamente 5,4 mil unidades sem luz. Equipes da empresa estão no local e atuam para recuperar a rede e restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.

 

Durante a madrugada, um outdoor acabou sendo lançado sobre a rede de distribuição na marginal da BR-101 em São José, na Grande Florianópolis, também devido aos fortes ventos. A rede foi restabelecida na sequência após atuação das equipes da Celesc.

 

Ainda na Grande Florianópolis, e também nas regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí e Norte Catarinense, seguem ocorrências pontuais de falta de energia ao longo da manhã de quarta, mas sem maiores impactos.

 

A distribuidora alerta que, mesmo sem energia, por questão de segurança, os clientes devem considerar a rede energizada. A empresa também reforça a importância de que, em casos de falta de energia, os consumidores façam o registro junto à Celesc pelos canais oficiais. Uma das maneiras de protocolar a ocorrência é pelo telefone 08000 48 0196, pelo site ou ainda enviando SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da sua unidade consumidora.

 

 

Fonte: Giovanna Pacheco / SCC10
Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST