--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Justiça Condena Três Estelionatários a Mais de 143 Anos de Prisão por Golpes com Venda de Automóveis na Internet

Os réus, que operavam em diversos municípios catarinenses, causaram prejuízos milionários e foram presos após investigação da Polícia Civil.

Três estelionatários foram condenados pela Justiça de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, a penas que somam mais de 143 anos de prisão. Eles foram acusados de associação criminosa, estelionato e extorsão, e teriam causado prejuízos milionários às vítimas do golpe, pessoas que tentavam vender automóveis pela internet.

Segundo as investigações, os golpes começavam quando a vítima anunciava a venda de um veículo pela plataforma de vendas do Facebook. Um dos réus fazia contato, demonstrava interesse na compra do veículo e realizava toda a negociação pela internet. Ele afirmava que o veículo seria buscado por um “parente” (outro estelionatário), e que o Certificado de Registro de Veículo (CRV) seria em nome de um terceiro (outro réu).

Em alguns casos, a vítima entregava o veículo após os réus apresentarem um comprovante de transferência ou depósito falso. No aplicativo do banco da vítima, o saldo aparecia como “Bloqueado – análise bancária”, mas em seguida, a instituição informava que o dinheiro não havia sido depositado.

O banco utilizado para a transferência era sempre o mesmo, levando a Polícia Civil a acreditar que os criminosos encontraram uma maneira de burlar o sistema da instituição. Durante a negociação, quando a vítima tentava contato para buscar o valor da quitação, não conseguia e ainda era extorquida a pagar outro valor para reaver o veículo.

Os estelionatários usavam telefones diferentes, perfis falsos na internet e dados de terceiros (muitos inocentes), afetando pessoas em diversos municípios. A polícia estima que os prejuízos totalizem cerca de R$ 1,5 milhão. Diversos veículos foram recuperados durante a investigação.

A sentença condenou um dos réus, de 23 anos, a 35 anos de prisão em regime fechado. O segundo réu, de 41 anos, deve cumprir 59 anos de prisão, enquanto o terceiro integrante do esquema foi sentenciado a 39 anos em regime fechado. Além disso, todos devem pagar multas.

Um dos condenados, que já estava em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, teve o benefício revogado e foi preso em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (1º).

A ação da Justiça de Santo Amaro da Imperatriz e o trabalho investigativo da Polícia Civil resultaram na prisão e condenação de três estelionatários que causaram grandes prejuízos financeiros a vítimas que tentavam vender veículos pela internet. A sentença reflete a gravidade dos crimes e a necessidade de penalizar os envolvidos para evitar novos golpes semelhantes.

 

Fonte: NSC

Compartilhe