Neste ano, o MPSC escolheu falar sobre a importância das ações afirmativas.
As ações afirmativas são uma forma de garantir a determinados grupos o acesso a direitos, promovendo a reparação de desigualdades históricas que estruturam nossa sociedade.
Nosso país viveu mais de 300 anos de escravidão e o resultado desses três séculos de exploração resultou na precarização das condições de vida da população negra, sem acesso a educação, moradia digna, trabalho remunerado e outros direitos básicos.
Com o fim da escravidão nenhuma medida foi adotada para que as desigualdades sociais fossem superadas e a população negra precisou se submeter a trabalhos mal remunerados e desvalorizados socialmente para que pudesse sobreviver.
Essa realidade reflete ainda hoje na sociedade e perpetua o cenário de desigualdade racial.
Por essa razão que as ações afirmativas são tão importantes para que as pessoas negras possam concorrer em equidade de condições com as pessoas brancas a cargos, empregos e espaços de poder.
Falar sobre esse tema, estimulando a reflexão e a necessidade de enfrentar todas as formas de discriminação, é fundamental para promover mudanças profundas na sociedade.
Além disso, é importante lembrar que racismo é crime, e o MP catarinense busca punir os agressores na esfera penal.
Fonte: MPSC