--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Governador de Santa Catarina Recebe Embaixador da Suíça para Fortalecer Relações Bilaterais

Parcerias nas áreas de economia, saneamento, ciência e inovação foram temas centrais do encontro.

O governador Jorginho Mello recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 5, a visita oficial do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, no Centro Administrativo catarinense. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e a Suíça, promovendo parcerias nas áreas da economia, saneamento básico, portos e aeroportos, ciência e inovação, cultura e sustentabilidade.

Durante a reunião, o governador destacou a importância da colaboração internacional para o desenvolvimento do estado e ressaltou as semelhanças culturais e econômicas entre Santa Catarina e a Suíça.

“Santa Catarina recebe de braços abertos o embaixador da Suíça. Tive a oportunidade de apresentar nossos potenciais, como o agronegócio e produção de proteína animal. Somos um estado competitivo e com ótimos indicadores na segurança pública e na geração de empregos. São fatores que ajudam a atrair novos investimentos e promovem positivamente o estado e o Brasil”, afirmou o Governador.

O embaixador Pietro Lazzeri expressou entusiasmo em estreitar os laços com Santa Catarina, enfatizando o potencial de cooperação nas áreas de tecnologia e inovação.

“A Suíça e Santa Catarina têm muito a ganhar com essa colaboração. Estamos comprometidos em fomentar intercâmbios que impulsionem o crescimento econômico e a inovação. Nossa ideia é avançar na parceria e troca de experiências na infraestrutura, energia, agronegócio e saneamento básico. Estou bem animado em poder fechar parceria entre startups da Suíça com as empresas aqui de Santa Catarina. Desse encontro iremos avançar, com certeza, nas parcerias bilaterais”, disse Lazzeri.

Além das discussões sobre cooperação econômica, o encontro também abordou iniciativas conjuntas na área de educação, incluindo intercâmbios estudantis e programas de capacitação profissional. Jorginho Mello destacou o Programa Universidade Gratuita, que tem o objetivo de elevar o nível de educação no estado, permitindo concluir uma faculdade com o investimento dos estudos feito pelo governo estadual. Ambos os líderes destacaram a importância de investir em educação.

Também participaram da reunião, representantes da Embaixada da Suíça no Brasil, empresários e secretários do governo catarinense.

“Temos uma boa sinergia com os suíços e empresas desse país que se destacam mundialmente já atuam no nosso estado. É uma boa oportunidade para fortalecer ainda mais essa parceria e avançar em novos negócios e novas oportunidades”, acrescentou o secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.

Compartilhe