--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Golpes aumentam 5,62% em Santa Catarina no primeiro semestre de 2024, revela levantamento

Nos primeiros seis meses de 2024, o número de vítimas de golpes em Santa Catarina aumentou em 5,62%, de acordo com um levantamento realizado pela IdWall, empresa de tecnologia e segurança. O estudo revela que os golpistas têm preferido atuar nas madrugadas, especialmente durante os dias de semana, embora os finais de semana também continuem críticos devido ao menor nível de atenção das vítimas.

Em 2023, o pico das tentativas de fraude ocorreu nas madrugadas de sábado, mas em 2024, os criminosos parecem estar aproveitando a menor vigilância das pessoas durante a semana. A pesquisa da IdWall também destaca a crescente utilização de Inteligência Artificial e deepfakes pelos golpistas, o que aumenta a complexidade e os desafios para a segurança.

A economia da América Latina já sofreu um prejuízo de US$ 130 bilhões com fraudes, segundo a IdWall. O RG continua sendo o documento mais visado pelos fraudadores, com mais de 60% das tentativas de fraude envolvendo manipulações na foto, perfuração ou tipografia do registro.

A pesquisa indica que 70% das tentativas de fraude são de baixa complexidade, o que permite aos criminosos atacarem em grande escala e lucrar rapidamente. No entanto, fraudes mais sofisticadas, apesar de demandarem mais tempo e recursos, têm um potencial de prejuízo muito maior.

Para se proteger, a Polícia Civil de Santa Catarina publicou uma Cartilha de Prevenção Contra Golpes, que recomenda, entre outras medidas: evitar links desconhecidos, proteger dados bancários, usar senhas diferentes para cada conta, e verificar a autenticidade de mensagens recebidas, especialmente em aplicativos como WhatsApp.

Compartilhe