Temperaturas negativas e alerta de desconforto térmico estão entre os efeitos da massa de ar polar e do ciclone extratropical.
Nesta terça-feira (13), as cidades do Meio-Oeste de Santa Catarina amanheceram com temperaturas abaixo de zero e geada. Registros de frio intenso foram observados em diversas localidades, com Ibiam marcando -3°C, Monte Carlo -2°C, Arroio Trinta -1°C, Videira -2°C, e Fraiburgo e Caçador atingindo -4°C. A massa de ar polar que domina o Estado intensificou o frio, com mínimas variando entre 0 e -5°C na região.
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou que a semana deve seguir com tempo firme e ensolarado durante o dia, mas as manhãs continuarão geladas. Há condições favoráveis para a formação de geada em grande parte do Estado, especialmente no Meio-Oeste e Oeste.
Além disso, o ciclone extratropical em alto mar contribuiu para o mar agitado, com ventos de até 80 km/h e ondas de 4,5 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A Defesa Civil também destacou o risco moderado a alto de desconforto térmico e hipotermia devido ao frio intenso, recomendando cuidados adicionais para a população.