--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Explosão solar causa “apagão” de rádio no Brasil e afeta outros países da América do Sul

Fenômeno classificado como M7.4 interrompe sinais de rádio por cerca de 30 minutos; imagens impressionantes capturadas por satélites.

Uma intensa explosão solar surpreendeu o Brasil na manhã do último domingo (10), causando um breve “apagão” nos sinais de rádio em todo o país. O fenômeno, classificado como M7.4, é o segundo tipo mais intenso de explosão solar. Imagens de satélite da NOAA registraram o momento, divulgadas nas redes sociais da Universidade de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos.

Além do Brasil, os efeitos da explosão também foram sentidos na Colômbia e na Venezuela, que também experimentaram interrupções nos sinais de rádio.

Embora esse tipo de fenômeno possa causar apagões de rádio de alta frequência e representar riscos para lançamentos de naves espaciais, não há perigo direto para as pessoas, pois as partículas energéticas não penetram profundamente na atmosfera.

A NASA também compartilhou imagens do evento solar, destacando a magnitude do acontecimento.

Uma explosão solar ocorre como parte do ciclo solar, que dura aproximadamente 11 anos. Durante esse período, ocorrem inversões no campo magnético do Sol, resultando em variações visíveis, como manchas solares e explosões. Esses picos de energia, observados principalmente em regiões de manchas solares, são causados por instabilidades magnéticas.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!