--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Criminosos utilizam imagem e voz de Luciano Hang para aplicar golpes envolvendo doações falsas

Criminosos utilizaram a imagem e a voz do empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, para aplicar golpes envolvendo supostas doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

De acordo com a reportagem, que entrevistou o empresário, em vídeos manipulados por inteligência artificial, Hang aparece anunciando a venda de aparelhos de ar-condicionado por R$ 149, com a promessa de que o dinheiro arrecadado seria destinado às vítimas das enchentes.

No entanto, os compradores não receberam os produtos prometidos.

Outro vídeo falso, divulgado nas redes sociais, mostrava Hang afirmando que a Havan doaria produtos danificados que não poderiam ser vendidos. Essas declarações também foram geradas por inteligência artificial.

Hang falou sobre a fraude, alertando sobre o uso indevido de sua imagem.

“A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando virem uma oferta muito boa, checar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se aquela informação realmente é válida”, disse o empresário.

Mais de cinco mil pessoas denunciaram terem sido vítimas do golpe nos últimos 20 dias, ainda conforme a reportagem. Hang informou que a empresa identificou cerca de 600 sites fraudulentos e está tentando derrubá-los

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!