A confiança do empresário em Santa Catarina registrou um aumento significativo de 5,2% em agosto, alcançando 105,8 pontos, conforme pesquisa da Fecomércio/SC. Esse crescimento coloca o estado em segundo lugar no país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que apresentou uma alta de 10,7% no mesmo período.
A melhora nas expectativas futuras, especialmente em relação à economia, foi identificada como o principal fator que impulsionou o índice. Em particular, empresas do setor de semiduráveis e aquelas com até 50 empregados lideraram os avanços, com aumentos de 5,7% e 5,5%, respectivamente.
Além das expectativas futuras, a satisfação com as condições atuais também registrou crescimento, com uma alta de 3%. Destaque para o comércio, que viu um aumento de 6,5%, e para a percepção dos empresários em relação ao próprio negócio, que subiu 3,7%. No entanto, o índice de condições atuais ainda permanece abaixo dos 100 pontos, indicando que há uma insatisfação persistente entre os varejistas.
Agosto marcou o terceiro mês consecutivo de alta na intenção de investimentos em Santa Catarina, com o índice atingindo 107,4 pontos. A intenção de investir em estoques cresceu 1,7%, enquanto a contratação de novos funcionários aumentou 1%.
Contrariando o otimismo em Santa Catarina, o cenário nacional mostrou uma queda na confiança dos varejistas, que recuou 1,5% em agosto, somando 108,7 pontos. A percepção negativa das condições atuais da economia foi a principal responsável por esse declínio, com uma queda de 5% em relação ao mês anterior.