Com chegada do 5G, regiões de SC vivem com telefone rural e baixa conectividade

Escrito por em julho 14, 2022

QUER RECEBER NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP?

CLIQUE AQUI

A ativação da quinta geração de internet móvel, o 5G, aconteceu na última semana no Brasil. Algumas regiões de Santa Catarina, no entanto, sequer possuem acesso ao 4G em 2022. Em Angelina, na Grande Florianópolis, por exemplo, apenas 26% dos habitantes estão conectados com a tecnologia.

O levantamento é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e mostra que a cidade tem o terceiro menor alcance da 4G no Estado. Em Santa Catarina, 90% dos moradores são atendidos por redes móveis e 4G.

Sem sinal de celular, a principal forma de comunicação de moradores do bairro Garcia é a internet por fibra óptica. O cabeamento instalado na cidade há alguns anos supriu uma carência das localidades e permitiu a acesso a uma conexão mais estável. É ela que costuma garantir as ligações por Whatsapp ou o uso de redes sociais.

Quando há queda de conexão ou de energia, porém, moradores voltam a ficar sem contato. Outro problema é que o serviço exige o pagamento de mensalidade, o que dificulta o acesso para famílias carentes.

A aposentada Maria Eliane da Silva, 60 anos, diz que essa é a única forma de conseguir ter uma forma de usar o celular e se comunicar com os conhecidos.

Na casa dela, outros dois meios de comunicação, que já foram predominantes no bairro, são usadas. Uma delas é a internet via rádio.

Outra solução é o telefone rural com antena externa. O aparelho que fica em casa funciona como um aparelho fixo, mas ele permite uma espécie de “roteamento” de internet para utilizar outros dispositivos. Para isso, no entanto, é preciso comprar um pacote, como o de dados móveis nos planos de celular. “Hoje ele toca uma vez no ano, dá um susto na gente”, brinca a moradora.

A ativação do 5G em Brasília em 6 de julho marcou o início da disponibilização da tecnologia no Brasil. Em Santa Catarina, porém, ela deve demorar mais para chegar.

Fonte: G1/SC

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST