--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Bombeiros de Santa Catarina são deslocados para nova região no combate a incêndios no Pantanal

Uma equipe de 10 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que participa das operações de combate aos incêndios no Pantanal do Mato Grosso do Sul, foi deslocada neste sábado, 7, para uma nova área no município de Naviraí, ao sul do estado. Enquanto isso, a outra metade da equipe permanece em Aquidauana, onde as operações continuam.

Os bombeiros agora concentram seus esforços no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, uma vasta área de 73.345,15 hectares. A região enfrenta um cenário crítico, com múltiplos focos de incêndio em uma área de difícil acesso devido à vegetação densa e alagadiça. Segundo o comandante da operação, capitão Ricardo Bianchi, a situação torna o combate direto inviável, obrigando a equipe a adotar estratégias de contra-fogo para impedir que as chamas atinjam fazendas e causem ainda mais destruição.

A equipe do CBMSC, especializada em combate a incêndios florestais, está equipada com seis caminhonetes e utiliza drones para monitoramento dos focos de incêndio. A seca severa no Pantanal, agravada pela diminuição das áreas alagadas e pela seca na Amazônia, que interfere nos ciclos climáticos da região, intensifica as dificuldades das operações.

Compartilhe