Anvisa decide hoje se libera CoronaVac para crianças entre 3 e 5 anos

Escrito por em julho 13, 2022

QUER RECEBER NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP?

CLIQUE AQUI

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai analisar nesta quarta-feira se autoriza a aplicação da vacina contra a Covid-19 CoronaVac a crianças de 3 a 5 anos de idade. Estudos analisados por técnicos do órgão identificaram que o imunizante é seguro e eficaz no combate à doença para essa faixa etária.

O GLOBO teve acesso ao resultado de um desses trabalhos, batizado de Projeto Curumim, desenvolvido pelo centro de pesquisa clínica do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), da Ufes, em parceria com o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). O material revela que a CoronaVac gerou de três a quatro vezes mais anticorpos neutralizantes no grupo de 3 a 5 anos em relação aos adultos. Na comparação com o público de 6 a 17 anos, o número de células de defesa dobrou.

De acordo com a pesquisa, todos os participantes que não contraíram a Covid-19 antes de receber a vacina produziram anticorpos, ou seja, houve 100% de soroconversão. O total de células de defesa mais do que quadruplicou em relação aos que já haviam se infectado.

Coordenadora do Projeto Curumim, a pesquisadora Valéria Valim explica que a resposta imunológica do imunizante — com aval da Anvisa para pessoas a partir de 6 anos — é maior conforme cai a idade dos vacinados:

— A CoronaVac é uma vacina de vírus inativado, portanto, de tecnologia conhecida e bastante segura. A maior resposta em crianças pode significar que o estímulo seja suficiente para induzir uma resposta imunológica maior e suficiente para dar proteção — explica a professora de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que participa do estudo.

A aplicação da CoronaVac em crianças gerou menos efeitos colaterais em relação à vacina da Pfizer, por exemplo, segundo o estudo. Não houve eventos adversos graves, hospitalizações e mortes registradas na pesquisa em todas as faixas etárias.

Fonte: O Globo

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST