Após uma solicitação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) para a Secretária Nacional de Renda e Cidadania, a antecipação do Bolsa Família começa a ser paga nesta quarta-feira (18), para municípios que decretaram Situação de Emergência em virtude das chuvas que atingem Santa Catarina. A medida vai beneficiar mais de 169 mil famílias.
Ao todo o Governo Federal liberou a antecipação do pagamento de dois meses, mas isso não quer dizer que a família vá receber os dois pagamentos acumulados em outubro, e sim que o benefício será pago de forma antecipada em cada mês, desconsiderando o escalonamento. O objetivo é agilizar o acesso.
Outro ponto importante é que o saque poderá ser feito sem cartão e sem documentos, para beneficiários que tenham perdido os mesmos, com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal. Em Taió, por exemplo, que foi a cidade mais atingida, o número de famílias beneficiadas com a antecipação do pagamento será de 459, já em Rio do Sul é de 1.569.
Outra medida anunciada é que para as cidades em que o atendimento do banco está prejudicado em virtude das chuvas, ficou definido que será enviado o Caminhão Agência da Caixa Econômica Federal para facilitar o saque. O pedido de antecipação foi feito pela SAS pensando em beneficiar as pessoas mais vulneráveis que foram atingidas pelas cheias.
Num primeiro momento foi solicitado a antecipação do Bolsa Família, levando em consideração que essa é a medida possível para cidades em Situação de Emergência. Já em relação a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ele só pode ser antecipado em Situação de Calamidade, o que ainda não foi formalizado em nenhuma cidade de Santa Catarina.
Fonte: Rádio Educadora