--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Anatel autoriza licenciamento de estações 5G em mais 395 municípios brasileiros

Liberação amplia acesso à tecnologia de quinta geração em diversas regiões do país.

A partir desta segunda-feira, dia 18, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios brasileiros. Os estados contemplados com essa expansão são Bahia (75), Goiás (59), Minas Gerais (168), Pará (29), Pernambuco (43) e Piauí (21).

Com essas novas autorizações, o total de municípios aptos a contar com a tecnologia 5G chega a 3.678. Essas localidades abrangem cerca de 181,3 milhões de brasileiros, o que representa aproximadamente 85% da população do país.

A Anatel destaca que a liberação da faixa para o 5G não implica na instalação imediata das redes nessas localidades. A implementação antecipada das estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora de serviço.

Atualmente, nove estados já possuem liberação de 5G em todos os seus municípios (Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Após a conclusão da Fase 5, outros nove estados serão totalmente liberados (Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins).

Para aqueles que recebem transmissões da TV Aberta via antena parabólica, é necessário adaptar o equipamento para evitar interferências causadas pela nova tecnologia. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que utilizam sinal de TV aberta por parabólica podem solicitar gratuitamente o kit para adaptação do equipamento através da Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!