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    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Alerta de Fraude: Criminosos Usam Nome dos Correios para Aplicar Golpe

Em um novo tipo de fraude, criminosos estão usando o nome dos Correios para tentar aplicar um golpe por meio de um falso link de encomenda.

Os golpistas estão enviando mensagens por SMS ou WhatsApp para enganar as vítimas, incentivando-as a clicar em um site fraudulento e realizar pagamentos. As mensagens afirmam que há pacotes barrados na alfândega e que o consumidor deve pagar uma taxa para liberar as compras.

Utilizando o nome dos Correios para dar credibilidade, os criminosos fornecem um número de rastreamento falso. O texto informa que a compra foi barrada pela fiscalização alfandegária ou que o pacote foi taxado e aguarda a retirada do consumidor. Em seguida, disponibilizam um link falso que leva a uma suposta “central de atendimentos”, que também é falsa.

No site fraudulento, é exigido o pagamento de um valor via Pix para a liberação do produto.

Os Correios alertam para que os consumidores fiquem atentos e não cliquem em links que direcionam para páginas falsas. Para verificar o status de encomendas, é possível utilizar o aplicativo oficial da instituição.

A empresa reforça que não entra em contato pelo WhatsApp com os clientes. Em caso de dúvidas sobre a veracidade de uma mensagem atribuída aos Correios, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento ou pelo canal Fale Conosco no site oficial dos Correios.

Como se proteger

Confira as orientações dos Correios para identificar tentativas de golpes utilizando o nome da empresa:

  • Confira o e-mail e o nome do remetente: Os Correios só enviam e-mails do domínio @correios.com.br. Verifique atentamente o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo.
  • Tenha cautela com links: Não clique nos links no corpo do email. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
  • Desconfie de mensagens urgentes: Mantenha-se atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais ou que pedem para que uma ação seja feita imediatamente (por exemplo, clicar num link).
  • Busque os canais oficiais: Se desconfiar de uma mensagem, não clique nos links enviados. Em vez disso, procure os canais oficiais de atendimento da empresa.

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