--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Agosto de 2024 é registrado como o mais quente da história, segundo Copernicus

O sufocante calor do verão de 2024 no hemisfério norte estabeleceu um novo recorde, tornando agosto o mês mais quente já registrado para este período, de acordo com os dados climáticos mais recentes do Copernicus. Com uma temperatura média de 16,82°C, agosto deste ano foi 0,71°C mais quente que a média histórica de 1991-2020, igualando o recorde anterior de agosto de 2023.

Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, destacou que os últimos três meses marcaram recordes históricos, incluindo o dia mais quente e o verão boreal mais quente já registrados. As temperaturas extremas afetaram vastas regiões, com a Europa enfrentando seu segundo agosto mais quente, e ondas de calor intenso em locais como Texas, México, Canadá, e até no leste da Antártida.

Os oceanos também seguiram essa tendência de aquecimento, com as temperaturas da superfície do mar atingindo níveis preocupantes, o que pode desencadear tempestades mais intensas e afetar drasticamente os ecossistemas marinhos.

Burgess alerta que, sem ações significativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, eventos climáticos extremos, como os testemunhados em 2024, podem se tornar ainda mais devastadores no futuro.

Compartilhe